Quanto e onde estão a aumentar os salários?

Nos primeiros meses deste ano, o salário médio pago em Portugal subiu 118,56 euros, revela um estudo realizado pela Seresco, que destaca a disparidade salarial entre homens e mulheres.

 

Enquanto o aumento médio em salários de homens ronda os 138,45 euros, o valor médio dos salários das mulheres não chega aos 100 euros (93,38 euros), ou seja, menos 45 euros, mostram dados da análise, baseada numa amostra de 2200 vencimentos mensais.

Segundo a empresa especializada no processamento salarial e Recursos Humanos, os maiores aumentos fizeram-se notar nas funções de topo. No caso dos homens, os maiores aumentos nos salários verificaram-se em funções de Direcção e de Coordenação. Já nas mulheres, os crescimentos são referentes às funções de Vendas e de Customer Relations.

«O nosso mercado tem sofrido algumas alterações a nível de valores médios pagos, quer a homens quer a mulheres, mas é sem dúvida salutar verificarmos que do primeiro trimestre do ano de 2019, o aumento médio foi acima dos 100 euros, que é já um valor significativo de aumento, face ao que acontecia no passado», salienta Rita Mourinha, da Seresco. Acrescenta ainda: «Portugal está a percorrer assim, na nossa perspectiva, um caminho interessante, para se manter competitivo e acima de tudo capaz de reter talento».

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Artigos de pele portugueses inspiram campanha
Automonitor
Renault apostada na eletrificação em 2020