Raul Orofino: Formar com humor

Raul Orofino é actor e formador e gosta de usar o humor nos seus cursos. Trata os temas da liderança, do trabalho em equipa, das vendas com eficácia ou da comunicação emocional.

Pelo seus cursos já passaram mais de 300 pessoas. Na maioria dos casos tem a duração de 11 horas, mas há versões curtas de 3 horas – para reforço da comunicação emocional, por exemplo – ou de 5 horas – para apoio à gestão de mudança dentro de equipas.

Raul Orofino, em declarações à revista Human Resources Portugal, explica em que consistem os seus cursos:

Qual o objectivo destes cursos?

Fazer com que o formando aprenda a utilizar o hemisfério direito do cérebro para poder viver com mais qualidade e com mais produtividade. E a partir daí ele poderá aprender a escutar melhor a sua intuição, já que existe uma comunicação e integração mais completa com as pessoas. O que resultará num melhor desempenho no trabalho em equipa, na liderança – uma vez que sabendo ouvir, valoriza cada colaborador – e num melhor processo de venda, aprendendo a saborear a diferença de cada cliente.

Como se processam?

Através de exercícios psico-físicos onde os formandos passam a activar mais as células do corpo. Todas as células, cientificamente falando, têm inteligência, afecto e sensibilidade. Estes exercícios desbloqueiam zonas emocionais adormecidas e as pessoas passam a usar os seus cinco sentidos de maneira mais equilibrada.

Que impacto têm os cursos?

Há mudanças imediatas nas interacções com as outras pessoas no mundo profissional e também no mundo pessoal. Os resultados são espantosos: desde pessoas do mundo profissional que percebem que estão a falar de maneira diferente pois passam a escutar, ou mesmo em casa onde sentem que o seu “parceiro familiar” não está tão stressado ou ansioso. Dou uma profunda injecção de entusiasmo e de auto-estima para os formandos. Eles saem muito mais fortes em termos profissionais e pessoais.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*