Reveja, na íntegra, a XIV Conferência Human Resources Portugal

Na XIV Conferência Human Resources Portugal procurámos saber quais as novas competências exigidas aos colaboradores e a quem os gere e lidera, na Era People 4.o. Já estão disponíveis os vídeos integrais de todas intervenções.

 

Participaram CEOs e directores de Recursos Humanos da Axians Portugal, EDP, Instituto da Segurança Social, Media Capital, Microsoft, Montepio, Pestana Hotel Group, PLMJ, Randstad, Sonae, TAP e Unilever.

A 14ª edição da Conferência Human Resources Portugal abriu com a apresentação do CEO da Axians Portugal, Pedro Afonso, intitulada “Does your heart beat… or bit?”

Depois do keynote speaker, seguiu-se a Conversa de Presidentes, entre José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, e Miguel Setas, CEO da EDP Brasil e Administrador da EDP. O diálogo, sobre o papel dos líderes no processo de adaptação à revolução digital, foi moderado por Pedro Ramos, director de Recursos Humanos da TAP AIR PORTUGAL.

Mas como vão estas mudanças reflectir-se no recrutamento e nas competências dos colaboradores? Uma das profissões mais “sexy” da nova Era digital é o cargo de data scientist, e por isso, Ana Carina Marques, data scientist da Caixa Económica Montepio Geral, explicou um pouco sobre as skills que distinguem os bons profissionais desta área, na “Competências 4.0 para Organizações 1.0”.

Outra grande tendência na área de Recursos Humanos é o Machine Learning. Inês Veloso, directora de Marketing e Comunicação da Randstad, explicou a forma como os dados e a tecnologia vão influenciar o processo de recrutamento, na apresentação “The Learning Machine”.

Com a tecnologia a evoluir tão rapidamente, os empregos também vão sofrer grandes mudanças, as crianças de hoje vão ter empregos que ainda não existem e as empresas vão precisar de competências que os novos profissionais podem não ter. Estes são alguns dos pontos que Dália Turner, directora de Recursos Humanos da Microsoft, explicou, em “Preparing for a digital future”, com a ajuda da sua assistente bot, CLOUDete.

Depois das apresentações, uma mesa redonda juntou Maria João Gomes, HR lead da Sonae MC, Nuno Morgado, sócio coordenador de Direito Laboral na PLMJ, Paula Ribeiro de Albuquerque, directora de Recursos Humanos da Media Capital, e como moderador, Rui Fiolhais, presidente do Instituto da Segurança Social, para discutirem as novas competências que são exigidas na Era 4.0.

Para o encerramento, António Casanova , CEO da Unilever Portugal e presidente da Unilever Espanha, realçou, na sua apresentação “Connect for Growth”, o papel cada vez mais importante do propósito.

 

Veja também estas notícias

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*