Ser o melhor e mais saudável lugar para trabalhar

Com o objectivo concreto de criar hábitos de vida saudável junto dos colaboradores e a ambição de fazer do Santander uma das empresas mais saudáveis do mundo, o bem-estar e a saúde constitui um dos vectores essenciais da sua política de Gestão de Pessoas.

 

A aposta do Santander no bem-estar e na saúde dos colaboradores expressa-se nas distintas valências que, numa visão integrada, passam pela criação e implementação de medidas que contribuem directamente para a melhoria da sua qualidade de vida, em linha com o objectivo estratégico de querer ser o melhor lugar para trabalhar». Quem o afirma é a directora coordenadora de Recursos Humanos do Banco Santander Totta, Alexandra Brandão. E exemplifica: «O programa BeHealthy, a política de Flexiworking, a componente socioeconómica com a atenção dada aos colaboradores com menores rendimentos – a par de vários apoios financeiros como a comparticipação do passe social, das propinas e livros escolares, o salário mínimo de 1200 euros –, a aposta na formação contínua e desenvolvimento de competências profissionais e individuais, a existência de Seguro de Saúde inteiramente gratuito para os colaboradores e respectivo agregado familiar, os programas de desabituação tabágica e emagrecimento, e a qualidade das instalações no sentido de proporcionar espaços de trabalho, que favorecem a implementação de maior agilidade e trabalho de equipa. Tudo isto faz parte dum pacote global que requer a nossa atenção permanente», assegura.

Estas medidas integram-se num conceito de bem-estar mais abrangente que o mais tradicional conceito de saúde e segurança no trabalho. Para a responsável, trata-se de uma «evolução natural, que se traduz da passagem de uma visão redutora dos aspectos associados ao conceito de Saúde e Segurança no Trabalho – que continuam a ser importantes e que, no nosso caso, merecem uma atenção especial no âmbito da Medicina no Trabalho, com uma bateria de exames de diagnóstico que ultrapassam o estritamente estabelecido –, para uma visão integrada que contempla toda uma série de aspectos como os acima descritos destacando-se a preocupação para que os colaboradores tenham um equilíbrio na sua vida, uma alimentação saudável e conheçam os seus principais índices de saúde».

O foco é assegurar que os colaboradores têm uma vida equilibrada, uma alimentação saudável e conhecem os seus principais índices de saúde.

 

O Santander assume o objectivo concreto de “ser o melhor lugar para trabalhar”. E isso traduz-se nas práticas que a empresa tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos. «Temos uma visão e, como valores, “queremos ser um Banco Simples, Próximo e Justo” na relação que estabelecemos com os clientes, colaboradores, accionistas e sociedade. É um trabalho gradual, contínuo e persistente que, em termos de resultados, em 2010, nos distinguiu como Empresa Familiarmente Responsável», faz notar Alexandra Brandão. «Fomos a primeira empresa em Portugal a obter esta certificação e a ser considerados pelo Great Place to Work como o melhor Banco para trabalhar em 2017 e 2018, e pela consultora Korn Ferry como uma das três empresas em Portugal com maiores índices de compromisso por parte dos colaboradores. De acordo com o Inquérito Global de Compromisso que realizamos anualmente, 86% dos nossos colaboradores afirmam ter orgulho em trabalhar no Banco», concretiza.

 

Em concreto

O programa corporativo BeHealthy foi criado no início de 2017, com o objectivo concreto de criar hábitos de vida saudável junto dos colaboradores e a ambição de fazer do Santander uma das empresas mais saudáveis do mundo. Desenvolve-se em torno de quatro pilares fundamentais: Eat (Vigiar a Alimentação), Move (Fazer Exercício), Know Your Numbers (Conheça os Seus Números) e Be Balanced (Mantenha o Equilíbrio). Neste âmbito, em Abril foi promovida a “Semana BeHealthy”, com uma agenda de actividades centradas em cada um destes pilares (ver caixa).

Por ser muito recente, o BeHealthy ainda não permite fazer uma extrapolação global sobre a saúdo dos colaboradores do Santander, mas Alexandra Brandão reconhece que «existem parâmetros de condição física associados a uma actividade profissional sedentária que carecem de melhoria, e este programa corporativo constitui uma preciosa ajuda para isso. A nossa população, nesta matéria, não será muito diferente da população em geral, no entanto, estamos convictos que todo o conjunto de medidas que temos vindo a implementar para a melhoria da saúde e bem-estar dos colaboradores e a sensibilização para a importância da adopção de hábitos de vida saudável, nos torna uma referência no mercado neste tipo de desafio», defende.

O programa corporativo BeHealthy foi criado no início de 2017, com o objectivo concreto de criar hábitos de vida saudável junto dos colaboradores.

 

Alguns exemplos: «Participação dos colaboradores em caminhadas e corrida; incentivo das equipas locais à prática de actividades desportivas; realização de uma Masterclass Inovação na Saúde, transmitida em broadcast para todo o país, e quatro acções de formação em Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada, sobre Bringing Performance To Human Capital; as refeições servidas nas cafetarias e restaurante do Centro Santander tiveram foco especial em ementas saudáveis; promoção de rastreios de saúde, consultas de nutrição e open week em todos os Holmes Place e no ginásio do Centro Santander (Equinow); divulgação de dicas BeHealthy na app e site Somos Santander e no chatbot ideias para a prática de exercício físico em equipa. Alexandra Brandão revela que, em termos globais, a adesão dos colaboradores foi «francamente positiva, registando-se até nalguns casos um número de inscrições superior às inscrições disponibilizadas».

Para além destas iniciativas, a directora coordenadora de Recursos Humanos destaca ainda, «sobretudo o princípio da universalidade que procuramos atingir em cada uma das acções que promovemos, o envolvimento das equipas locais como dinamizadoras de actividades e a forma como comunicamos para atingir maiores níveis de participação». Continua: «No domínio da prática do exercício físico, por exemplo, para além do ginásio do Centro Santander que abrange um universo de aproximadamente dois mil colaboradores, estabelecemos protocolos com as principais cadeias de ginásios do país, que oferecem melhores condições de preço aos colaboradores, conseguindo deste modo, para já, uma cobertura de 70% do nosso universo de colaboradores dispersos por todo o país. No âmbito da inovação destacaria a app e site Somos Santander, onde foi criada uma área própria, que tem disponível toda a informação sobre o Programa BeHealthy e onde os colaboradores podem efectuar diretamente a sua inscrição nas actividades disponíveis.»

Com vista a cumprir a ambição de ser uma das organizações mais saudáveis do mundo, o Santander vai continuar a reforçar as iniciativas que têm vindo a ser promovidas nos distintos âmbitos que contribuem para o bem-estar dos colaboradores e a insistir na sua sensibilização para a importância da adopção de hábitos de vida saudável. Alexandra Brandão reconhece que face à dimensão e dispersão geográfica da empresa, «o principal desafio é proporcionar a todos os colaboradores as mesmas condições».

 

 

Programa BeHealthy

Pilares e iniciativas

– Conheça os seus números: conhecer o ponto de partida, traçar objectivos e manter os registos, para evitar riscos.

  • Acções de sensibilização com check up de saúde (IMC, percentagem de gordura corporal, frequência cardíaca, pressão arterial e glicemia), realizadas em parceria com o Instituto Português de Cardiologia e vários health clubs.
  • Estudo, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana, dando a conhecer aos participantes os seus principais indicadores de condição física.

– Vigie a alimentação: sensibilizar sobre os benefícios de ter uma alimentação saudável, como a prevenção de doenças e a melhoria da disposição

  • Ementas saudáveis na cafetaria do Centro Santander
  • Consultas de nutrição
  • Dicas de alimentação saudável na app e site Somos Santander
  • Distribuição de cabazes de fruta pelos balcões

– Faça Exercício: criar hábitos de prática de actividade física, de acordo com as preferências e possibilidades individuais, inspirando a um lifestyle saudável

  • Ginásio do Centro Santander aberto seis dias por semana
  • Protocolos com os ginásios Holmes Place, Solinca e Fitness Hut, com condições especiais de acesso à prática desportiva e redução de preços
  • Promoção de caminhadas e corridas em vários locais do país
  • Promoção de actividade física em equipa através da divulgação, na app Somos Santander, de exemplos concretos de equipas que têm por hábito praticar actividades em conjunto e no chatbot Ser Mais, com ideias para a prática de exercício físico em grupo através da geolocalização

– Mantenha o equilíbrio: ajudar a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, promovendo formas de melhoria do rendimento mental

  • Acções de Formação de Mindfulness, Body Mind Flow e Bringing Performance to Human Capital
  • Política de Flexiworking, que assenta em medidas que permitam ao colaborador ter flexibilidade de horário e assim maior equilíbrio na sua vida
  • Dicas na app e site Somos Santander

 

Veja também estas notícias.

Este artigo foi originalmente publicado na edição de Maio da Human Resources Portugal.

 

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*