Sucesso à primeira impressão

Quando conhecemos alguém, bastam apenas alguns segundos para nos avaliarem e formarem uma opinião sobre nós com base na nossa aparência, linguagem corporal, comportamento e roupa que vestimos. Poderá não haver uma segunda oportunidade para reverter ou desfazer uma má opinião, pois geralmente as primeiras impressões vão definir a continuidade ou não de um relacionamento.

 

Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Empresarial

 

Tome então nota de algumas sugestões para alcançar o sucesso à primeira impressão, em contexto de trabalho:


– Pontualidade
Planeie chegar alguns minutos mais cedo e assim estar prevenido para eventuais atrasos no trânsito ou outros imprevistos. Chegar um pouco mais cedo é melhor do que chegar atrasado, sendo o primeiro passo para criar uma boa primeira impressão. Ser pontual demonstra respeito pelo tempo dos outros.


– Bom ouvinte
Aposte em ouvir mais do que falar, colocando algumas perguntas para demonstrar interesse na conversa e no seu interlocutor. Saber escutar gera empatia e estimula a criação de relações de confiança.


– Seja você mesmo
É importante criar uma boa impressão, mas jamais deveremos fingir ser quem não somos. A melhor forma de criar uma excelente primeira impressão é ser-se autêntico. A autenticidade gera auto-confiança e conseguirá o respeito dos outros.


– Atitude positiva
Transmita sempre uma atitude positiva, mesmo diante de críticas negativas. Há sempre algo a aprender com os outros, pelo que é fundamental demonstrar que é alguém acessível, otimista e agradável.


– Cordialidade
Boas maneiras e educação nunca são demais, sendo  essenciais para causar uma boa primeira impressão, seja em que contexto for. Num mundo cada vez mais digital, o contacto pessoal ganha importância, pelo que nunca deverá dar mais atenção ao seu telemóvel do que ao seu interlocutor.


– Imagem cuidada
Uma imagem cuidada é essencial para criar uma boa primeira impressão, não descurando a higiene e cuidados com a aparência em geral. Muito mais importante do que vestir as últimas tendências ou roupas de marca, é ter a roupa impecável, limpa, engomada e em excelentes condições.

E não se esqueça de sorrir genuinamente, o melhor cartão de visita que poderá oferecer.

 

Veja também estes artigos.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*