Tendências 2019: Contabilidade e finanças em competição pelos melhores talentos

A Hays, revela, no Guia do Mercado Laboral, que 2018 foi um ano positivo para a área de Contabilidade e Finanças, onde se observou um grande volume de contratações para empresas das mais variadas dimensões e áreas de actuação.

 

A Indústria e os Serviços foram os sectores que mais contribuíram para este dinamismo, tendo havido também uma aposta de novas empresas multinacionais no mercado português e a abertura de várias estruturas de Shared Services Center.

O Guia revela que 63% dos profissionais não negociaram o pacote salarial actual, 38% foram aumentados, 8% foram promovidos e 43% recusaram ofertas de emprego.

Foi um ano onde se notou uma grande competição pelos melhores talentos do mercado, o que levou a alguma pressão na oferta salarial.


Perspectivas para 2019
O estudo da Hays perspectiva que as funções que estarão no topo das prioridades de recrutamento em 2019 serão os cargos de contabilista certificado, controller de gestão, auditor interno e responsável financeiro. O avanço tecnológico e o aparecimento de novas regulações deverão continuar a provocar uma maior procura por profissionais que tenham a capacidade de actualizar os conhecimentos e de criar mais eficiência nas empresas.

Segundo Mário Rocha,  manager da Hays, «os profissionais portugueses têm demonstrado uma admirável capacidade técnica, com valores muito competitivos face à média dos países europeus».

O que mais valorizam?
Os profissionais inquiridos apontam como principais mais-valias a oferta salarial (83%), o bom ambiente de trabalho (72%), o plano de carreira (66%), a cultura empresarial (55%) e a solidez financeira (52%). No que diz respeito aos benefícios mais desejados no momento de aceitar uma nova oferta, os inquiridos destacam o seguro de saúde (79%), flexibilidade de horários (69%), formação/certificações (66%), possibilidade de trabalhar a partir de casa (50%) e dias de férias extra (40%).

Veja também estas notícias.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...