Truques simples para reduzir o stress no trabalho

Sente-se exausto, passa os dias numa correria, já perdeu a conta aos cafés que bebe e entra em pânico com tudo o que para fazer? Muito provavelmente, precisa de abrandar o ritmo e definir prioridades. Partilhamos algumas dicas.

 

O stress é inevitável, mas há truques que podem fazer toda a diferença no seu dia-a-dia. A pensar nisso, a consultora Abaco Consulting sugere 17 exercícios simples que vão ajudá-lo a aliviar os níveis de stress.

 

1. Conte até 10
A American Anxiety and Depression Association recomenda uma contagem lenta até 10 ou 20. Parece simples – e é – mas pode ser um bom aliado.

 

2. Respire fundo
Como recomendado pela Harvard Medical School, escolha um lugar onde se sinta tranquilo e possa limpar a mente de pensamentos negativos. Comece por respirar normalmente. De seguida, respire fundo: inspire lentamente pelo nariz, permitindo que o peito e a parte inferior da barriga subam ao encher os pulmões. Deixa o abdómen expandir completamente. Depois, expire lentamente pela boca.

 

3. Ria
Segundo a Mayo Clinic, rir e procurar humor nas pequenas coisas do dia-a-dia chega a ser tão benéfico que pode aliviar a dor física, impulsionar o sistema imunológico, ajudar a fazer ligações com outras pessoas e a lidar com stress, ansiedade e depressão.

 

4. Receba uma massagem
Um estudo da Universidade de Miami garante que os níveis de cortisol (substância química que o corpo produz quando estamos numa situação stressante ou assustadora) diminuem após uma massagem terapêutica.

 

5. Faça um scan mental do seu corpo
Se estiver stressado, feche os olhos e, por 30 segundos, faça uma scan mental do seu corpo, do alto da cabeça aos pés.

 

6. Cante
Experimente – mesmo que não seja um rouxinol, os benefícios podem surpreendê-lo. Um estudo de 2014, realizado no Japão, onde a saúde dos idosos foi analisada, constatou que depois de um grupo de idosos cantar, os seus níveis de stress diminuíram e o seu humor melhorou.

 

7. Controle o aroma
Alguns aromas são bastante eficazes para lidar com stress. O cheiro a lavanda, a limão e a jasmim são conhecidos por ajudar a aliviar a ansiedade e tensão. Já o óleo de lavanda é, por vezes, usado para tratar dores de cabeça.

 

8. Faça uma sesta
Sente-se cansado durante o dia? Considere tirar uma sesta ou ir para casa mais cedo para dormir mais. De acordo com a American Psychological Association, «quando não dormimos muito bem, nossos corpos não obtêm todos os benefícios do sono, como reparação muscular e consolidação da memória. O sono é tão crucial que até uma leve privação de sono afectam a memória e o humor».

 

9. Beba mais água
A American Anxiety and Depression Association sublinha que o café e o álcool ajudam na desidratação e faz com que nos sintamos irritados ou stressados, o que pode até desencadear ataques de pânico. Substitua essas bebidas por água.

 

10. Aqueça as mãos
Em situações de ansiedade, o fluxo sanguíneo é direccionado para os maiores músculos do corpo, deixando as extremidades frias. Mas quando o sangue flui novamente para as mãos e pés, o corpo recebe o sinal de que o perigo, percebido ou não, passou. «Mesmo a simples sensação de mãos quentes pode ser suficiente para ajudar a desligar a reacção de luta ou fuga», disse a neuropsicóloga Marsha Lucas à Prevention.

 

11. Masque uma chiclete
Um estudo realizado na Austrália descobriu que a pastilha elástica está associada à redução da ansiedade, do stress, dos níveis de alerta e melhora do foco.

 

12. Dê um abraço
Um estudo de 2015 da Carnegie Mellon University concluiu que os abraços diminuem a ansiedade.

 

13. Escolha alimentos com antioxidantes
Segundo a Harvard Medical School, alimentos ricos em antioxidantes, como feijões, maçãs, ameixas, frutos vermelhos, nozes e brócolos, podem ajudar a aliviar o stress e ansiedade.

 

14. Converse
A American Psychological Association (Associação Americana de Psicologia) refere que uma das principais forma para te acalmares, se estás stressado é conversares sobre isso. “Quando partilhas as tuas preocupações ou sentimentos com outra pessoa, isso ajuda a lidar com stress. Mas é importante que a pessoa com quem falas seja alguém em quem confias e sentes que te pode entender e ajudar.”

 

15. Faça exercício físico
A Mayo Clinic observa que o exercício físico ajuda na produção de endorfinas, o que pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, bem como melhorar o sono.

 

16. Desligue-se
O tempo que está online afecta o seu sono. Larry Rosen, professor de psicologia da Universidade Estadual da Califórnia, Dominguez Hills, concluiu que «quanto maior o uso diário de smartphones mais serão os despertares nocturnos – o que leva directamente a problemas de sono».

 

17. Tome um banho quente
Esta técnica não ajuda apenas os humanos a acalmarem-se – também faz muito bem aos primatas. Um estudo recente a macacos japoneses descobriu que um banho quente reduzem a criação da hormona do stress.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Arranca a segunda edição do From Start-to-Table
Automonitor
Audi assinala os 25 anos de desportivos RS