Universidade Católica recebe financiamento para projecto sobre propaganda

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa  recebeu financiamento para o  projecto “Broadcasting in the Portuguese Empire: Nationalism, Colonialism, Identity”.

 

Esta ideia trata-se de uma investigação que visa reconstruir a utilização da radiodifusão para a disseminação ideológica e a criação de “comunidades imaginadas” no império português. O projecto de investigação, financiado com 203 500 euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, decorrerá entre Julho de 2018 e Julho de 2021.

Será coordenado por Nelson Ribeiro, investigador do Centro de Estudos e vai cruzar estudos da Comunicação com História, inserindo o caso português na agenda internacional em estudos sobre propaganda e império.

«No caso do império português permanecem por responder duas questões que serão centrais nesta investigação: i) Como é que o Estado Novo usou a radiodifusão como ferramenta de construção da ideia de Império? ii) De que modo Portugal utilizou a rádio de modo distinto quando comparado com as outras nações imperialistas?» salienta Nelson Ribeiro, em comunicado.

Veja também estas notícias

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*